20070207

 
sobre igrejas

outro dia fiquei conversando durante um bom tempo com segurança aqui do lugar onde estou fazendo um freela.
o papo estava interessante, e já que eu não gosto de futebol acabamos chegando em religião.
o tal segurança é uma pessoa humilde mas inteligente, e que não teve acesso a uma boa educação, como a maioria absoluta das brasileiros.
pois bem.
ele é crente, frequenta a famigerada Igreja Universal.
quando eu questionei, sem criticar, como ele havia ido parar lá na Igreja Universal ele foi de uma sinceridade constrangedora.
ele me disse:
-Eu frequentava a Igreja Católica...mas lá na Igreja, eu não entendia o que o padre falava! O padre falava umas coisas e eu não entendia o que ele dizia! Lá na Universal o pastor me disse para ler a Bíblia, e eu passei a fazer isso, e agora ele fala e eu entendo o que ele está dizendo...

porque a Bíblia, não importa o quão contraditória ela seja (e é!) é uma pedra, uma âncora, dá uma verdade para as pessoas se agarrarem.
afinal é a palavra de Deus.
para um povo abandonado por um Estado egoísta e perdulário qualquer palavra de conforto que faça um mínimo de sentido vira uma tábua de salvação.
mais ainda se vier de um dos livros mais antigos já escritos.
mesmo que o Livro já esteja surrado, deformado, traduzido e retraduzido.

e assim caminha a humanidade, e um abismo vai sendo formado entre um Brasil profundo e fundamentalista, que dá uma segurança e um alento espiritual paras as pessoas humildes que foram abandonadas pela educação pública, um Brasil que se ampara na religião e compra canais de Tv, de Rádio (concessões públicas!) e ganha muito dinheiro com isso (e sem pagar impostos porque Igreja não paga imposto!),

e um Brasil "bem-educado", culturalmente ativo, contraditório e contestador, sem Lei nem Rei.

em algum ponto esses dois países vão se chocar!

bom, tentei fazer a minha parte... creio que consegui tirar dele pelo menos um preconceito que a Universal adora propagar: o tal do medo da macumba. afinal nada melhor para unir as pessoas do que encontrar um inimigo.
e melhor ainda se for O Inimigo.
encarnaram o diabo em uma religião inteira e todos, unidos pelo medo, andam e pensam juntos agora, dentro da Igreja, protegidos do encosto.
e o tal segurança é negro, caramba!
eu defendi a existência do candomblé e da umbanda como religiões legítimas, criadas e aprimoradas pelo povo negro aqui no Brasil. e vi que a minha historinha fez sentido pra ele.
porque ele entendeu que o candomblé é apenas, no fundo, uma religão nascida do respeito pela Natureza.



e ele me ensinou muito sobre este outro Brasil, próximo e desconhecido, estarrecedor!



teremos outros papos, com certeza....








. . . . . . .

Marcadores:


Comentários:
a sua capacidade de persuação(nem sei se é assim que se escreve rsrs)é incrível,geralmente as pessoas ficam meio bitoladas demais em religião,e vc conseguir mudar um pouco a concepção do cidadão em questão,me faz te aplaudir.
mas sabe que é exatamente isso que mais me fascina no Brasil? essa mistura de raça,credo...e no geral nos damos muito bem...
um beijo
 
persuasão é com 's'
mas gostei dessa palavra:
"persuAÇÃO"
hehe

é, a mistura brasileira é ótima mesmo, mas um pouco de educação, cultura geral, e leituras diversificadas não faz mal pra ninguém, né ;)

estou pensando seriamente em emprestar "as confissões" do santo agostinho para ele...pena que eu não tenho aqui comigo, senão levava hoje mesmo!
hehe

bjos
 
ah,não...confissões de sto agostinho? esse livro até eu quero ler...vc já leu vitta brevis?
é uma carta que a amante dele escreve...muito bom !!! vale a pena ler.um beijo e obrigada pela correção,meu portugues anda péssimo kkkk(na escrita principalmente)
 
Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]